Computação Gráfica Interativa
Programa de 1999 detalhado
Introdução
- Apresentação do curso e acerto de datas de provas e entrega de trabalhos
- Histórico da Computação Gráfica e escopo do curso
Noções de Imagens
- Codificação e quantização
- Transformações geométricas
- Composição de imagens: blending.
- Implementação de leitura e gravação de arquivos de imagens no
formato PPM
Introdução a modelagem e visualização: o algoritmo básico de Ray Tracing
- Um modelo simples de câmera
- Modelos de iluminação: componentes difusa e especular, reflexão e refração
- Modelos de objetos: implícitos e por fronteiras: esferas e triângulos
- Implementação de um algoritmo simples recursivo de Ray Tracing
Transformações geométricas e coordenadas homogêneas
- Transformação "window"-viewport
- Translação, escala, rotação, espelhamento e cisalhamento
- Coordenadas homogêneas
- Concatenamento e inversão de transformações
Introdução aos sistemas de interface com o usuário
- Modelo de programação
- Técnicas de interação: solicitação, amostragem e eventos.
- Programação orientada a eventos
- Eventos típicos: KeyPress, KeyRelease, ButtonPress, Motion,
etc..
- Tratadores de eventos versus callbacks
- Sistemas atuais: Motif/X Window e SDK/Windows
- Noções de programação com o IUP/lua
Sistemas gráficos 2D
- Modelo de programação
- Funcionalidade de um sistema gráfico 2D
- Controle da superfície de visualização
- Primitivas de desenho e seus atributos
- Sistemas de coordenadas e cerceamento (clipping)
- Sistema de cor
- Imagens e texturas
- Sistemas atuais: Xlib/X Window, GDI-DirectX/Windows
- Programação com bibliotecas 2D: CanvasDraw
Noções de Curvas (opcional)
- Cônicas
- Modelos implícitos e paramétricos
- Continuidade paramétrica e geométrica
- Hermite e Bezier
- Noções de B Spline e NURBS
Visualização em 3D: Z-Buffer, BSP e OpenGL
- Projeções clássicas como transformações lineares
- Modelos de câmeras
- Visibilidade: ZBuffer, BSP
- Programação com sistemas gráficos 3D: OpenGL
Algorítmos de rasterização
- Ponto Médio e Bressenham: segmentos de retas e arcos de elipse
- Scan-line: polígonos preenchidos: stipple, pattern e textura
- Textos matriciais, vetoriais e escaláveis
Algorítmos de recorte e seleção
- Cohen-Sutherland e Cyrus-Beck: recorte de linhas
- Suterland-Hodman e Liang-Barsky: recorte de polígonos
- Seleção de linhas e polígonos
Gerenciamento de cor
- Características de fontes luminosas e revisão de ótica
- Processos de formação de cores: por pigmentação, aditivo e subtrativo
- Características do sistema visual humano
- O problema de reprodução de cor e o metamerismo
- Sistemas de cores independentes de dispositivos: CIE RGB, CIE XYZ
- Espaços perceptualmente uniformes: CIE L*u*v* e diagramas de cromaticidade: CIE xyY
- Saturação, cores complementares, gamutes de equipamentos
- Mais um processo de formação de cores: dittering
- Sistemas Munsell e Pantone
- Sistemas para interface com usuário: HSV
- Sistemas de cor depententes de dispositios: mRGB, CMY, CMYK
- Correção gama e componentes de codificação de vídeo: YUV, YIQ.