INF 1761-Computação Gráfica Interativa

99.1

Professor:

Marcelo Gattass (e-mail: gattass@tecgraf.puc-rio.br)

Horário:

3as feiras: 8-10hs - sala 235
5as feiras: 8-10hs - sala 235

Objetivo:

Apresentar os conceitos e algoritmos da Computação Gráfica para alunos que pretendam desenvolver e customizar ferramentas e programas gráficos técnico-científicos.

Programa: [detalhado]

Introdução a Computação Gráfica
Noções de C 
Luz e cor e equipamentos
Imagens e animação por sprites
Introdução a objetos espaciais, modelos de câmara e de iluminação (algoritmo de traçado de raios)
Transformaçoes geométricas e coordenadas homogêneas
Sistemas gráficos e de interface com o Usuário (OpenGL)
Modelos de câmera e navegação em 3D
Recorte e conersão vetorial-matricial de linhas e polígonos
Algoritmo de Z-Buffer

Diretório para download dos arquivos apresentados em sala: cgi [ou: ftp.tecgraf.puc-rio.br em pub/curso-cgi].

Trabalho 2: Textura no algoritmo de traçado de raios (Ray Trace)

Adapte o programa fornecido em aula, para incluir:

Avaliação:

Duas provas: P1 (11 de maio) e P2 (6 de julho) e trabalhos de programação T.

P1 - 13 de maio, sala 210L (trazer calculadora numérica simples)

Grau: (P+T)/2 >= 5

Bibliografia

  1. Foley, J. D., Van Dam, A., Feiner, S. K., e Huhes, J. F., Computer Graphics: Principles and Practices, Addison-Wesley, Reading, 1990.
  2. Foley, J. D., Van Dam, A., Feiner, S. K., Huhes, J. F., e Phillips, Introduction to Computer Graphics, Addison-Wesley, Reading, 1993.
  3. Watt, A., Watt M., Advanced Animation and Redering Techniques - Theory and Practice, Addison_Wesley Publishing Company, ACM Press, New York 1992.
  4. Gomes, J.M. e Velho, L., Computação Gráfica, Volume 1, Série de Computação e Matemática, IMPA, 1998
    ISBN 85-244-0143-5
  5. Vários artigos e FAQ's referenciadas durante o curso.
  6. Cópia das transparências usadas em aula e notas de aula em tópicos selecionados.