99.1
Marcelo Gattass (e-mail: gattass@tecgraf.puc-rio.br)
3as feiras: 8-10hs - sala 235
5as feiras: 8-10hs - sala 235
Apresentar os conceitos e algoritmos da Computação Gráfica para alunos que pretendam desenvolver e customizar ferramentas e programas gráficos técnico-científicos.
Introdução a Computação Gráfica
Noções de C
Luz, cor e equipamentos
Imagens e animação por sprites
Introdução a objetos espaciais, modelos de câmara e de iluminação (algoritmo de traçado de raios)
Transformaçoes geométricas e coordenadas homogêneas
Sistemas gráficos e de interface com o Usuário (OpenGL)
Modelos de câmera e navegação em 3D
Recorte e conersão vetorial-matricial de linhas e polígonos
Algoritmo de Z-BufferDiretório para download dos arquivos apresentados em sala [cgi]
Adapte o programa fornecido em aula, para incluir:
- Uma imagem de fundo dada em #SCENE e armazenada na classe cenário. Notem que a imagem pode não ter necessariamente o mesmo número de linhas e colunas que a câmera. Neste caso, transforme geometricamente a imagem de fundo fornecida para caber na tela toda.
- Coloque a textura nos objetos esferas e caixas alinhadas.
- Coloque transparência.
Duas provas: P1 (11 de maio) e P2 (6 de julho) e trabalhos de programação T.
P1 - 13 de maio, sala 210L (trazer calculadora numérica simples)
Grau: (P+T)/2 >= 6