O programa é voltado para alunas do CTC da PUC-Rio cursando períodos iniciais. O programa fornece os recursos e competências necessárias para que as alunas se sintam seguras nos ambientes de trabalho que encontrarão. Além das competências básicas para desenvolvimento de bons softwares, o programa proporciona às participantes conhecimento sobre comportamentos e atitudes comuns na área, além de permitir a criação de uma primeira rede de apoio com mulheres desenvolvedoras.
O TWIST está alinhado com a missão da PUC-Rio que abrange a formação de profissionais habilitados não apenas para o desempenho de suas funções, mas também para agirem como motores de mudanças da sociedade. O combate à desigualdade e à falta de diversidade em áreas da ciência e tecnologia é essencial para as transformações sociais que nossa sociedade busca. O Instituto Tecgraf da PUC-Rio apoia o programa com bolsas para as participantes e principalmente com o envolvimento de profissionais do Instituto em várias das atividades do programa.
As participantes irão aprender Javascript, HTML e CSS e irão se familiarizar com facilidades básicas do github. Também será apresentada ideia de testes como parte integrante da tarefa de programação.
Durante essas semanas as alunas terão aulas práticas com exposições curtas e exercícios em sala de aula.
As participantes utilizarão materiais online (vídeos e textos recomendados pela equipe) para o aprendizado de conceitos e técnicas de desenvolvimento de software necessários para os sucessivos projetos. Teremos palestras e workshops sobre temas específicos como metodologias ágeis e apresentação de resultados. Também teremos palestras, dinâmicas e rodas de conversa com convidadas desenvolvedoras e/ou que participem de iniciativas relacionadas a diversidade de gênero.