Workshop 2009
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O Lua Workshop 2009 será realizado na PUC-Rio nos dias 6 e 7 de outubro de 2009,
antecedendo o
SBGames 2009
e o
SIBGRAPI 2009.
As atividades do dia 7 serão dedicadas ao uso de Lua em jogos
e farão parte do Lua Games 2009,
um pré-evento do SBGames 2009.
Como nos workshops anteriores
(2005,
2006,
2008),
o objetivo principal do workshop é reunir a
comunidade
Lua
e discutir a linguagem, seus usos e sua implementação.
O foco em 2009 é
reunir a comunidade Lua do Brasil e
divulgar a linguagem Lua para a indústria no Brasil.
O workshop é aberto a todas as pessoas interessadas em Lua.
Não há taxa de inscrição mas as vagas são limitadas.
Ajude a divulgar o workshop:
imprima e espalhe o cartaz
(a cores
ou
em preto e branco).
As inscrições estão encerradas.
Veja a lista de
participantes
confirmados.
Teremos
uma palestra plenária dada por
Roberto Ierusalimschy
(o arquiteto principal de Lua),
uma palestra plenária dada por
Jim Whitehead II
sobre Lua em World of Warcraft,
e várias palestras de membros da comunidade.
Teremos também
tempo livre para conversar sobre Lua.
A maioria das atividades será em português.
Não haverá tradução simultânea.
O programa final está abaixo,
com os resumos das palestras.
(O programa está sujeito a modificações de última hora.)
Kepler Project: uma breve história
slides:
pt,
en
André Carregal
O projeto Kepler vem desde 2004 desenvolvendo módulos, ferramentas e
padrões para a comunidade Lua visando a criação de uma infra estrutura
que facilite a integração de projetos no modelo de código aberto. A
palestra apresentará uma breve história do projeto, suas características
e planos para o futuro.
LuaRocks 2.0: fazendo as pazes com o sistema de módulos de Lua
Hisham Muhammad
O LuaRocks provê um ferramental para baixar e instalar módulos de extensão para a linguagem Lua. Esta palestra irá apresentar a ferramenta e discutir as novidades do LuaRocks 2.0, que redefine o sistema de armazenamento de módulos tornando-o compatível com o carregador de módulos padrão de Lua.
Orbit
Fabio Mascarenhas
Orbit é um framework para aplicações web em Lua que alia uma maneira declarativa de associar URLs a funções da aplicação à comunicação fácil com bancos de dados relacionais. Esta apresentação faz um resumo de como o Orbit funciona e mostra um exemplo de como ele pode ser usado como backend de uma aplicação web dinâmica.
Construindo aplicações web com Kepler utilizando MVC, Ajax e Rich Interfaces
Rafael Sabbagh, Vagner Nascimento, Guilherme Sanchez Pacheco
LuaEclipse: a integração das ferramentas de desenvolvimento Lua
slides:
pt,
en
Jason Santos
LuaEclipse é um IDE para a linguagem Lua construído sobre a plataforma
Eclipse. Apresentaremos seu histórico e a arquitetura de sua nova versão, que se
pretende uma plataforma colaborativa estendida em Linguagem Lua.
Incidentalmente, serão apresentadas tendências para diversos outros
módulos que participam da nova visão da ferramenta.
Sputnik
Jim Whitehead II
Sputnik is a content management system designed for extensibility. It works as a wiki out of the box, but can be extended into other things.
A evolução de Lua
Roberto Ierusalimschy
Nessa palestra nós descrevemos a criação e evolução de Lua
e discutimos como ela se transformou de uma simples linguagem de configuração em uma linguagem flexível e amplamente usada, com suporte para semântica extensível, funções anônimas, escopo léxico, chamadas finais e corotinas. Essa palestra foi apresentada pela primeira vez por ocasião do III ACM Conference on History of Programming Languages.
IUP, CD, IM
slides:
pt,
en
Antonio Scuri
Iremos apresentar uma breve visão geral das ferramentas
IUP,
CD
e
IM,
juntamente com seus respectivos bindings para Lua. IUP é um toolkit para
construção de interfaces gráficas portáveis entre diferentes sistemas.
CD é uma biblioteca gráfica independente de plataforma.
IM é um toolkit para captura, armazenamento, processamento e análise de
imagens.
IUP, CD e IM são usados em dezenas de aplicações no Tecgraf que rodam em
diversos sistemas.
Nós temos um forte compromisso com compatibilidade e portabilidade.
MPA, um sistema de controle de plantas industriais
slides
Tomás Guisasola, Renato Maia
Desenvolvendo segurança para internet utilizando Lua na MAV Tecnologia
slides
Daniel Colchete
Será apresentada a experiência da MAV Tecnologia na criação do Integral, ferramenta baseada em Lua para o desenvolvimento de softwares de segurança para internet. Todos os novos produtos da MAV Tecnologia são programados em Integral (Lua). Essa experiência abriu um novo horizonte de possibilidades, flexibilidade e produtividade no nosso desenvolvimento.
Nmap Script Engine: implementation and uses
slides
Patrick Donnelly
This talk will cover the how Lua is used to implement the Nmap Script Engine (NSE) to allow parallel scripts to perform automated network related tasks against a group of target hosts. These tasks include obtaining more detailed information on the services the target is running, discovering service vulnerabilities, and actively testing the security of a server. I will cover a few basic scripts and libraries that are available to a script writer to give an idea of how NSE is used.
eLua: desenvolvimento embedded no mundo da Lua
Dado Sutter, Bogdan Marinescu
eLua (Embedded Lua) traz a simplicidade, o poder e a beleza de Lua para o mundo do desenvolvimento de software embarcado. Serão apresentados os objetivos, a arquitetura básica, resultados iniciais e aplicativos rodando em diversas arquiteturas de microcontroladores.
Open AT Lua: accelerating development on embedded systems with Lua
Fabien Fleutot
We'll talk about how we embedded Lua in Wavecom's GSM/GPRS modems and present the current state of the Open AT development with Lua.
Future developments will be presented and discussed, as a secured applet environment (so users can extend the environment without endangering the core application) and support for the APIs defined by eLua (Embedded Lua).
Jogos em Lua com LÖVE
Hamilton Athanazio
Apresentaremos o uso do game engine LÖVE na construção de jogos,
destacando a integração com engine de física,
e o deploy em múltiplas plataformas.
Programando jogos com LuaGL
Anderson Ferreira de Oliveira
aLua e programação distribuída de jogos
slides
Ricardo Costa
Para facilitar o desenvolvimento de aplicações distribuídas em Lua, criamos a biblioteca DALua, que baseia-se num sistema de troca de mensagens assíncrono e orientado a eventos. Com ela, implementamos uma arquitetura de rede para jogos online massivamente multiplayer (MMO) escalável e tolerante a falhas. Desenvolvemos também uma ferramenta capaz de gerar testes de carga e medir vários parâmetros de desempenho de um sistema distribuído. Na palestra apresentaremos este trabalho e os resultados obtidos.
LPeg
Roberto Ierusalimschy
Lua in World of Warcraft
Jim Whitehead II
Since World of Warcraft was released on November 2004, it has quickly grown to be one of the most popular video games ever created. Currently boasting more than ten million subscribers, it's hard to find someone who hasn't heard of the game. World of Warcraft leverages the power of Lua and XML to provide a rich and extensible user interface by allowing anyone to create custom interface addons which can both provide more information to the user and extend interaction with the game. This talk is an introduction to the way Lua is used to create a secure interface to a commercial application. In addition, we present a large body of Lua code that has been written for custom addons but can easily be leveraged by the Lua community at-large.
Aplicações interativas para a TV digital brasileira
slides
Francisco Sant'Anna
O sistema brasileiro de TV Digital suporta que aplicações interativas sejam executadas durante a programação convencional de um canal.
Apresentamos a linguagem NCL (Nested Contex Language), utilizada para o desenvolvimento dessas aplicações.
NCL é uma linguagem de sincronismo temporal e espacial que pode ser extendida com scripts Lua.
Lua e o mercado de TV Digital
slides
Helder Santos
A TQTVD Software atua no mercado brasileiro de TV Digital há 2 anos. Além do desenvolvimento do AstroTV, o middleware Ginga, a TQTVD presta consultoria em desenvolvimento de aplicações interativas utilizando a linguagem Lua. Durante a apresentação, o palestrante irá apresentar um pouco da experiência da TQTVD e fazer demonstrações de aplicativos desenvolvidos para seus clientes e em conjunto com seus parceiros.
Simulação e treinamento militar em Lua
Roberto Beauclair
Em 1997, o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil vislumbrou a necessidade da
utilização de um sistema computacional que simulasse o desenvolvimento de operações
militares, para permitir o treinamento dos oficiais-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
Ao longo dos últimos 12 anos, junto com a Marinha do Brasil, foram desenvolvidos diversos
sistemas que procuram simular condições reais de operação de forma a treinarem oficiais-alunos
a tomar decisões em situações complexas.
Esse simuladores e suas interfaces foram integralmente desenvolvidas em Lua em virtude da
sua facilidade de desenvolvimento, portabilidade, extensão e desempenho.
Procuraremos mostrar nesta palestra os aspectos e os motivos que nos levaram a escolher Lua
como linguagem de desenvolvimento, bem como os resultados obtidos nesses simuladores.
Demonstrações de jogos em eLua
Téo Benjamin, Ives Negreiros
Serão apresentados alguns jogos de demonstração em Lua rodando em plataformas variadas com eLua. Outros projetos com eLua serão mencionados e, de acordo com o tempo, demonstrados também.
Memory efficient GPU-based ray casting for unstructured volume rendering
Saulo Ribeiro
O workshop será realizado no campus da
PUC-Rio
na Gávea.
Veja a
localização da PUC-Rio
na cidade.
Saiba
como chegar
no campus.
Os encontros serão no
Auditório Amex
do
IAG.
Consulte o
mapa do campus
para encontrar o local do evento.
O workshop é organizado por
André Carregal, Dado Sutter,
pela
equipe de Lua
e pelo
SBGames 2009.
Os organizadores podem ser contactados por email no endereço
lua.workshop@gmail.com.
Patrocinado por
As seguintes pessoas confirmaram a sua participação no workshop.
- Alessandro Delgado (Adelgado Desenvolvimento)
- Alessandro Hecht (Fábrica Digital)
- Alexander Francisco Vargas Salgado (UFF)
- Alexandra Barros (FADE, UFPE)
- Alexandre Erwin Ittner (UDESC)
- Alexandre Santos de la Vega (UFF)
- Amadeu Barbosa Jr. (Tecgraf, PUC-Rio)
- Ana Lúcia de Moura (PUC-Rio)
- Anderson Ferreira de Oliveira (Universidade Estácio de Sá)
- André Carregal (Fábrica Digital)
- André Leiradella (Insomniac Games Inc.)
- André Trabusli (Wavecom)
- Anolan Milanés (DCC, UFMG)
- Antonio Scuri (Tecgraf, PUC-Rio)
- Bogdan Marinescu (eLua)
- Börje Karlsson (PUC-Rio)
- Bruno Silvestre (Tecgraf, PUC-Rio)
- Carlos Augusto Mendes (K2 Sistemas)
- Carlos Cecanecchia (Mobipower)
- Carlos Eduardo Lara Augusto (Tecgraf, PUC-Rio)
- Carlos Renato (Task Sistemas)
- Cezar Taurion (IBM)
- Cid Boechat (Resolve Informática)
- Cleber Tavares Jr. (Iterum Game Studio)
- Cristina Matos (Portal PUC-Rio Digital)
- Dado Sutter (Led Lab, PUC-Rio)
- Dagon Derik Farias Dantas (Segfault Studios, UFRN)
- Daniel Colchete (MAV Tecnologia)
- Daniel de Vasconcelos Campos (PUC-Rio)
- Daniel Lins de Albuquerque (IMPA)
- Diogo Luís da Silva Lima (Fábrica Digital)
- Edgard Arakaki
- Eduardo Castro Mota Câmara (PUC-Rio)
- Eliandra Motta (Golden Cross)
- Elias Tandel Barrionovo (Escola Parque)
- Erick Leal (OpenClick)
- Fabien Fleutot (Wavecom)
- Fábio Figueiredo (Tecgraf, PUC-Rio)
- Fabio Mascarenhas (LabLua, PUC-Rio)
- Felipe Fulgencio (M2M Telemetria)
- Fernando Arruda (Venturus)
- Fidelis Assis (Embratel)
- Flavio Henrique Costa Nogueira (Loudon Blomquist)
- Francisco Sant'anna (PUC-Rio)
- Frederico Abraham (Tecgraf, PUC-Rio)
- Glaucia Guimarães (Task Sistemas)
- Glaudiney Mendonça (UFC)
- Guilherme Sanchez Pacheco (Led Lab, PUC-Rio)
- Gustavo Lyrio (Tecgraf, PUC-Rio)
- Hamilton Lima (UFF)
- Hegler Kelser (SVIAS)
- Helder Santos (TVTQD)
- Hisham Muhammad (luarocks.org)
- Hugo Lavalle (CPqD)
- Hugo Riyoiti Matusmoto (Calibre Games)
- Ives Negreiros (Led Lab, PUC-Rio)
- James Snyder (Northwestern University)
- Jim Whitehead II (University of Oxford)
- João Correa (LSC, UNICAMP)
- José dos Santos Machado (TQTVD)
- José Neto (Segfault Studios, UFRN)
- Leandro de Sousa Nunes (MAV Tecnologia)
- Leonardo Maia (Iterum Game Studio)
- Lourival Vieira Neto (PUC-Rio)
- Luciano Renovato de Albuquerque (Hands)
- Luís Eduardo Jason Santos (Kepler Project)
- Luiz Eduardo de Araujo (Resolve Informática)
- Luiz Henrique de Figueiredo (IMPA e Lua.org)
- Luiz Lúcio Renovato (IMPA)
- Maíra Gatti (Tecgraf, PUC-Rio)
- Marc Debes (Thales Training & Simulation)
- Marcelo Oikawa (Japa) (LabLua, PUC-Rio)
- Márcia Sá Earp (Tecgraf, PUC-Rio)
- Marco Antonio Abreu (Gol Mobile)
- Marco Túlio Sousa Costa (MAV Tecnologia)
- Marina Vasconcelos de Carvalho (Cia Design)
- Mario Tito de Moura (OI)
- Mauricio Bomfim (TecWeb, PUC-Rio)
- Noemi Rodriguez (PUC-Rio)
- Norman Clarke (freelancer)
- Otávio Silva (Wavecom)
- Pablo Musa (PUC-Rio)
- Patrick Donnelly (University of Notre Dame)
- Paula Salgado Lucena Rodrigues (Tecgraf, PUC-Rio)
- Paulo Pizarro (Dígitro)
- Paulo Rozenthal (PAC Informática)
- Pedro Bittencourt (Led Lab, PUC-Rio)
- Pierre de Abreu (Gol Mobile)
- Rafael Barmak (Led Lab, PUC-Rio)
- Rafael Carvalho (Peta5)
- Rafael Sabbagh (Led Lab, PUC-Rio)
- Renato Cerqueira (PUC-Rio)
- Renato Maia (PUC-Rio)
- Ricardo Costa (PUC-Rio)
- Roberto Beauclair (IMPA)
- Roberto Ierusalimschy (PUC-Rio e Lua.org)
- Rodrigo Buás (Tecgraf, PUC-Rio)
- Sérgio Medeiros (PUC-Rio)
- Sergio Santos (Golden Cross)
- Silvana Rossetto (UFRJ)
- Talles Henrique Espíndola Silva (MAV Tecnologia)
- Téo Ferraz Benjamin (Led Lab, PUC-Rio)
- Thiago Bastos (Tecgraf, PUC-Rio)
- Tomás Guisasola Gorham (PUC-Rio)
- Vagner Nascimento (Led Lab, PUC-Rio)
- Waldemar Celes (PUC-Rio e Lua.org)
- Welson Jacometti (CAS Tecnologia)
Workshop 2009
português
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registration
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program
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venue
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organization
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participants
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abstracts
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videos
The Lua Workshop 2009 will be held at PUC-Rio
on October 6–7, 2009,
just before
SBGames 2009
and
SIBGRAPI 2009.
The activities on October 7 will be dedicated to the use of Lua in games,
as part of Lua Games 2009,
a pre-event of SBGames 2009.
As in previous workshops
(2005,
2006,
2008),
the main goal of the workshop is to allow the Lua
community
to get together and meet in person and talk about
the Lua language, its uses, and its implementation.
The focus in 2009 is
to help bring together the Lua community in Brazil and
to spread the word about Lua to the local industry.
The workshop is open to everyone interested in Lua.
There is no registration fee but space is limited.
Registration is now closed.
See the list of confirmed
participants.
We shall have
a plenary talk by
Roberto Ierusalimschy
(Lua's chief architect),
a plenary talk by
Jim Whitehead II
about Lua in World of Warcraft,
and several contributed talks.
There will also be plenty of time for getting together and chatting about Lua.
Most activities will be conducted in Portuguese.
Simultaneous translation will not be available.
The final program is avaliable.
The workshop will be held at
PUC-Rio.
See
where PUC-Rio is located
in the city.
Learn
how to get to the campus.
The talks will that place in the
Amex auditorium
at
IAG.
Find it in the
campus map.
The workshop is organized by
André Carregal, Dado Sutter,
the
Lua team,
and
SBGames 2009.
The organizers can be contacted at
lua.workshop@gmail.com.
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