Lua Workshop 2009

english · inscrição · programação · local · organização · participantes · resumos · videos

O Lua Workshop 2009 será realizado na PUC-Rio nos dias 6 e 7 de outubro de 2009, antecedendo o SBGames 2009 e o SIBGRAPI 2009. As atividades do dia 7 serão dedicadas ao uso de Lua em jogos e farão parte do Lua Games 2009, um pré-evento do SBGames 2009.

Como nos workshops anteriores (2005, 2006, 2008), o objetivo principal do workshop é reunir a comunidade Lua e discutir a linguagem, seus usos e sua implementação. O foco em 2009 é reunir a comunidade Lua do Brasil e divulgar a linguagem Lua para a indústria no Brasil.

O workshop é aberto a todas as pessoas interessadas em Lua. Não há taxa de inscrição mas as vagas são limitadas.

Ajude a divulgar o workshop: imprima e espalhe o cartaz (a cores ou em preto e branco).

Inscrição

As inscrições estão encerradas. Veja a lista de participantes confirmados.

Programação

Teremos uma palestra plenária dada por Roberto Ierusalimschy (o arquiteto principal de Lua), uma palestra plenária dada por Jim Whitehead II sobre Lua em World of Warcraft, e várias palestras de membros da comunidade. Teremos também tempo livre para conversar sobre Lua. A maioria das atividades será em português. Não haverá tradução simultânea.

O programa final está abaixo, com os resumos das palestras. (O programa está sujeito a modificações de última hora.)

3a feira, 6 de outubro

8:30 abertura
9:00 Kepler Project: uma breve história
André Carregal
LuaRocks 2.0
Hisham Muhammad
Orbit
Fabio Mascarenhas
Construindo aplicações web com Kepler
Rafael Sabbagh, Vagner Nascimento, Guilherme Sanchez Pacheco
LuaEclipse
Jason Santos
Sputnik
Jim Whitehead II
11:00 intervalo
11:20 A evolução de Lua
Roberto Ierusalimschy
12:20 almoço
14:00 IUP, CD, IM
Antonio Scuri
MPA
Tomás Guisasola, Renato Maia
Desenvolvendo segurança para internet utilizando Lua na MAV Tecnologia
Daniel Colchete
Nmap Scripting Engine
Patrick Donnelly
16:00 intervalo
16:20 eLua
Dado Sutter, Bogdan Marinescu
Open AT Lua
Fabien Fleutot
18:00 fim

4a feira, 7 de outubro

8:30 abertura
9:00 Jogos em Lua com LÖVE
Hamilton Athanazio
Programando jogos com LuaGL
Anderson Ferreira de Oliveira
aLua e programação distribuída de jogos
Ricardo Costa
LPeg
Roberto Ierusalimschy
11:00 intervalo
11:20 Lua in World of Warcraft
Jim Whitehead II
12:20 almoço
14:00 Aplicações interativas para a TV digital brasileira
Francisco Sant'Anna
Lua e o mercado de TV Digital
Helder Santos
Simulação e treinamento militar em Lua
Roberto Beauclair
16:00 intervalo
16:20 Demonstrações de jogos em eLua
Téo Benjamin, Ives Negreiros
Visualização volumétrica
Saulo Ribeiro
18:00 fim

Resumos

Kepler Project: uma breve história slides: pt, en
André Carregal
O projeto Kepler vem desde 2004 desenvolvendo módulos, ferramentas e padrões para a comunidade Lua visando a criação de uma infra estrutura que facilite a integração de projetos no modelo de código aberto. A palestra apresentará uma breve história do projeto, suas características e planos para o futuro.

LuaRocks 2.0: fazendo as pazes com o sistema de módulos de Lua
Hisham Muhammad

O LuaRocks provê um ferramental para baixar e instalar módulos de extensão para a linguagem Lua. Esta palestra irá apresentar a ferramenta e discutir as novidades do LuaRocks 2.0, que redefine o sistema de armazenamento de módulos tornando-o compatível com o carregador de módulos padrão de Lua.

Orbit
Fabio Mascarenhas

Orbit é um framework para aplicações web em Lua que alia uma maneira declarativa de associar URLs a funções da aplicação à comunicação fácil com bancos de dados relacionais. Esta apresentação faz um resumo de como o Orbit funciona e mostra um exemplo de como ele pode ser usado como backend de uma aplicação web dinâmica.

Construindo aplicações web com Kepler utilizando MVC, Ajax e Rich Interfaces
Rafael Sabbagh, Vagner Nascimento, Guilherme Sanchez Pacheco

LuaEclipse: a integração das ferramentas de desenvolvimento Lua slides: pt, en
Jason Santos

LuaEclipse é um IDE para a linguagem Lua construído sobre a plataforma Eclipse. Apresentaremos seu histórico e a arquitetura de sua nova versão, que se pretende uma plataforma colaborativa estendida em Linguagem Lua. Incidentalmente, serão apresentadas tendências para diversos outros módulos que participam da nova visão da ferramenta.

Sputnik
Jim Whitehead II

Sputnik is a content management system designed for extensibility. It works as a wiki out of the box, but can be extended into other things.

A evolução de Lua
Roberto Ierusalimschy

Nessa palestra nós descrevemos a criação e evolução de Lua e discutimos como ela se transformou de uma simples linguagem de configuração em uma linguagem flexível e amplamente usada, com suporte para semântica extensível, funções anônimas, escopo léxico, chamadas finais e corotinas. Essa palestra foi apresentada pela primeira vez por ocasião do III ACM Conference on History of Programming Languages.

IUP, CD, IM slides: pt, en
Antonio Scuri

Iremos apresentar uma breve visão geral das ferramentas IUP, CD e IM, juntamente com seus respectivos bindings para Lua. IUP é um toolkit para construção de interfaces gráficas portáveis entre diferentes sistemas. CD é uma biblioteca gráfica independente de plataforma. IM é um toolkit para captura, armazenamento, processamento e análise de imagens. IUP, CD e IM são usados em dezenas de aplicações no Tecgraf que rodam em diversos sistemas. Nós temos um forte compromisso com compatibilidade e portabilidade.

MPA, um sistema de controle de plantas industriais slides
Tomás Guisasola, Renato Maia

Desenvolvendo segurança para internet utilizando Lua na MAV Tecnologia slides
Daniel Colchete

Será apresentada a experiência da MAV Tecnologia na criação do Integral, ferramenta baseada em Lua para o desenvolvimento de softwares de segurança para internet. Todos os novos produtos da MAV Tecnologia são programados em Integral (Lua). Essa experiência abriu um novo horizonte de possibilidades, flexibilidade e produtividade no nosso desenvolvimento.

Nmap Script Engine: implementation and uses slides
Patrick Donnelly

This talk will cover the how Lua is used to implement the Nmap Script Engine (NSE) to allow parallel scripts to perform automated network related tasks against a group of target hosts. These tasks include obtaining more detailed information on the services the target is running, discovering service vulnerabilities, and actively testing the security of a server. I will cover a few basic scripts and libraries that are available to a script writer to give an idea of how NSE is used.

eLua: desenvolvimento embedded no mundo da Lua
Dado Sutter, Bogdan Marinescu

eLua (Embedded Lua) traz a simplicidade, o poder e a beleza de Lua para o mundo do desenvolvimento de software embarcado. Serão apresentados os objetivos, a arquitetura básica, resultados iniciais e aplicativos rodando em diversas arquiteturas de microcontroladores.

Open AT Lua: accelerating development on embedded systems with Lua
Fabien Fleutot

We'll talk about how we embedded Lua in Wavecom's GSM/GPRS modems and present the current state of the Open AT development with Lua. Future developments will be presented and discussed, as a secured applet environment (so users can extend the environment without endangering the core application) and support for the APIs defined by eLua (Embedded Lua).

Jogos em Lua com LÖVE
Hamilton Athanazio

Apresentaremos o uso do game engine LÖVE na construção de jogos, destacando a integração com engine de física, e o deploy em múltiplas plataformas.

Programando jogos com LuaGL
Anderson Ferreira de Oliveira

aLua e programação distribuída de jogos slides
Ricardo Costa

Para facilitar o desenvolvimento de aplicações distribuídas em Lua, criamos a biblioteca DALua, que baseia-se num sistema de troca de mensagens assíncrono e orientado a eventos. Com ela, implementamos uma arquitetura de rede para jogos online massivamente multiplayer (MMO) escalável e tolerante a falhas. Desenvolvemos também uma ferramenta capaz de gerar testes de carga e medir vários parâmetros de desempenho de um sistema distribuído. Na palestra apresentaremos este trabalho e os resultados obtidos.

LPeg
Roberto Ierusalimschy

Lua in World of Warcraft
Jim Whitehead II

Since World of Warcraft was released on November 2004, it has quickly grown to be one of the most popular video games ever created. Currently boasting more than ten million subscribers, it's hard to find someone who hasn't heard of the game. World of Warcraft leverages the power of Lua and XML to provide a rich and extensible user interface by allowing anyone to create custom interface addons which can both provide more information to the user and extend interaction with the game. This talk is an introduction to the way Lua is used to create a secure interface to a commercial application. In addition, we present a large body of Lua code that has been written for custom addons but can easily be leveraged by the Lua community at-large.

Aplicações interativas para a TV digital brasileira slides
Francisco Sant'Anna

O sistema brasileiro de TV Digital suporta que aplicações interativas sejam executadas durante a programação convencional de um canal. Apresentamos a linguagem NCL (Nested Contex Language), utilizada para o desenvolvimento dessas aplicações. NCL é uma linguagem de sincronismo temporal e espacial que pode ser extendida com scripts Lua.

Lua e o mercado de TV Digital slides
Helder Santos

A TQTVD Software atua no mercado brasileiro de TV Digital há 2 anos. Além do desenvolvimento do AstroTV, o middleware Ginga, a TQTVD presta consultoria em desenvolvimento de aplicações interativas utilizando a linguagem Lua. Durante a apresentação, o palestrante irá apresentar um pouco da experiência da TQTVD e fazer demonstrações de aplicativos desenvolvidos para seus clientes e em conjunto com seus parceiros.

Simulação e treinamento militar em Lua
Roberto Beauclair

Em 1997, o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil vislumbrou a necessidade da utilização de um sistema computacional que simulasse o desenvolvimento de operações militares, para permitir o treinamento dos oficiais-alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais. Ao longo dos últimos 12 anos, junto com a Marinha do Brasil, foram desenvolvidos diversos sistemas que procuram simular condições reais de operação de forma a treinarem oficiais-alunos a tomar decisões em situações complexas. Esse simuladores e suas interfaces foram integralmente desenvolvidas em Lua em virtude da sua facilidade de desenvolvimento, portabilidade, extensão e desempenho. Procuraremos mostrar nesta palestra os aspectos e os motivos que nos levaram a escolher Lua como linguagem de desenvolvimento, bem como os resultados obtidos nesses simuladores.

Demonstrações de jogos em eLua
Téo Benjamin, Ives Negreiros

Serão apresentados alguns jogos de demonstração em Lua rodando em plataformas variadas com eLua. Outros projetos com eLua serão mencionados e, de acordo com o tempo, demonstrados também.

Memory efficient GPU-based ray casting for unstructured volume rendering
Saulo Ribeiro

Local

O workshop será realizado no campus da PUC-Rio na Gávea. Veja a localização da PUC-Rio na cidade. Saiba como chegar no campus. Os encontros serão no Auditório Amex do IAG. Consulte o mapa do campus para encontrar o local do evento.

Organização

O workshop é organizado por André Carregal, Dado Sutter, pela equipe de Lua e pelo SBGames 2009. Os organizadores podem ser contactados por email no endereço lua.workshop@gmail.com.

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PUC-Rio SBGames 2009

Participantes

As seguintes pessoas confirmaram a sua participação no workshop.



Lua Workshop 2009

português · registration · program · venue · organization · participants · abstracts · videos

The Lua Workshop 2009 will be held at PUC-Rio on October 6–7, 2009, just before SBGames 2009 and SIBGRAPI 2009. The activities on October 7 will be dedicated to the use of Lua in games, as part of Lua Games 2009, a pre-event of SBGames 2009.

As in previous workshops (2005, 2006, 2008), the main goal of the workshop is to allow the Lua community to get together and meet in person and talk about the Lua language, its uses, and its implementation. The focus in 2009 is to help bring together the Lua community in Brazil and to spread the word about Lua to the local industry.

The workshop is open to everyone interested in Lua. There is no registration fee but space is limited.

Registration

Registration is now closed. See the list of confirmed participants.

Program

We shall have a plenary talk by Roberto Ierusalimschy (Lua's chief architect), a plenary talk by Jim Whitehead II about Lua in World of Warcraft, and several contributed talks. There will also be plenty of time for getting together and chatting about Lua. Most activities will be conducted in Portuguese. Simultaneous translation will not be available. The final program is avaliable.

Venue

The workshop will be held at PUC-Rio. See where PUC-Rio is located in the city. Learn how to get to the campus. The talks will that place in the Amex auditorium at IAG. Find it in the campus map.

Organization

The workshop is organized by André Carregal, Dado Sutter, the Lua team, and SBGames 2009. The organizers can be contacted at lua.workshop@gmail.com.

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Last update: Wed Mar 12 09:04:25 BRT 2014